26 de mai. de 2016

Resenha : O Circo da Noite


Título: O Circo da Noite
Autor(a):Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 365
Ano de Publicação: 2012
Gênero: Fantasia
Nota: 4/5
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Célia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Célia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


RESENHA: Eu namoro a capa desse livro a muito tempo,já tentei começar a lê-lo umas 3 vezes mas nunca consegui continuar, eu sempre guardava ele para "a hora certa", mas parecia que essa hora nunca chegava,a capa desse livro sempre me passou a ideia de que entre as páginas dele se encontrava algo profundo, mágico e que precisava estar no momento certo e muito bem envolvida para conseguir absorver a história que ali dentro vivia.

Nunca quis ler a sinopse, queria me surpreender e me surpreendi, como eu esperava, o livro não é sobre o romance de Célia e Marco, mesmo focando nele em algum momento, o livro não é sobre magia, mesmo existindo muita, o livro é sobre o circo,sobre o que ele te faz sentir, onde ele te leva, as sensações, cheiros, suspiros e amores que ele te proporciona.
"Le Cirque des Rêves
Algumas pessoas na multidão aquiescem sorrindo, outras franzem a testa e olham para os vizinhos com ar interrogativo. Uma criança perto de você puxa a manga da mãe, implorando para saber o que aquilo quer dizer. “O Circo dos Sonhos” é a resposta. A garotinha sorrir, encantada."
Eu nunca havia encontrado num livro uma narrativa que me fizesse viajar tanto, os detalhes são extremamente bem trabalhados, a cada palavra que você lê um pedaço do circo aparece do seu lado e você se transporta para o mundo de listras pretas e brancas, contorcionistas, shows de gatinhos extraordinários, a árvore dos desejos, jardim de inverno e a minha tenda preferida: a sala dos aromas, onde cada recipiente que você abrir terá um cheiro diferente que te trará boas lembranças.

 "A compoteira não está vazia, contém uma pequena quantidade de areia branca que se mexe no fundo. O aroma que emana é sem dúvida o cheiro do oceano, de um luminoso dia de verão à beira-mar. Ouve o som das ondas quebrando na areia, o pio de uma gaivota. Há também algo de misterioso, fantástico. A bandeira de um navio pirata no horizonte longínquo, a cauda de uma sereia acenando atrás de uma onda."
Mas quem mantém todo esse maravilhoso circo funcionando é a magia de Célia e Marco,que foram criados pelos seus pais no intuito de que em algum momento de suas vidas aconteceria uma grande batalha,mas nenhum dos dois sabe como e quando isso irá vir a acontecer. 

O único ponto que me chateou nesse livro é o fato da autora nos instigar o livro todo sobre uma grande batalha e no final vermos que não terá nada espetacular, que a batalha estava acontecendo o tempo todo sem nós e os próprios personagens perceberem, você passa cada página esperando pelo momento em que um vai se virar para o outro,puxar suas espadas mágicas,varinhas,seus livros de feitiços (qualquer coisa minha cara Erin), mas isso nunca acontece, ao invés disso eles se apaixonam, oque já era de se esperar.

Eu não recomendo esse livro para quem gosta de ação, ele é bem parado,calmo, cheio de detalhes fascinantes que com certeza se você não prestar toda a atenção do mundo você vai se perder de uma hora para outra, e uma boa dica é você ler o título e o subtitulo de cada capitulo, para saber onde o circo está e em que ano está se passando, pois eu não li um ou outro e perdia totalmente a noção do tempo, pois se passava 3 anos em dois capítulos e assim como eu você irá ficar vinte minutos parada tentando entender oque tá acontecendo ali (kkk).
"Bailey logo descobre que não vai conseguir passar pelas barras da cerca de forma tão fácil como quando tinha 10 anos. O espaço é estreito demais, não adianta tentar passar encolhendo os ombros. Tinha esperanças de que Poppet estivesse a sua espera, mas não há ninguém à vista."
Esse livro me deixou com uma sensação de pegar um avião e sair a procura de onde está o circo agora,de comer doces folhados retorcidos com cobertura de açúcar e canela, sentir o cheiro de caramelo vindo da barraca de maçã do amor e de pipoca,ver meu futuro na sala da vidente e me encantar com o show da ilusionista,ao terminar de ler você deseja com toda a sua força que esse circo realmente exista,você quer sentir todo o prazer que as pessoas que visitam o circo sente, ele realmente se torna o circo dos seus sonhos.
"E para o cartaz preto pintado em letras brancas pendurado nos portões, que diz:Abre ao cair da noite Fecha ao amanhecer"

16 comentários:

  1. tenho vontade de ler esse livro só pela capa, pois já li criticas bem negativas dele, exatamente por causa dessa tal batalha que acabou decepcionando todos :( Pelo que vi.
    Uma hora dessas me aventuro nele
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, você espera uma luta de magia estilo harry potter vs Valdemort e nada acontece
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro e mesmo com sua resenha tão positiva, eu não consegui me sentir atraída para realizar a leitura. Mas achei legal o fato de você ter gostado tanto e ter se sentido dessa maneira com o livro, é muito bom quando uma obra nos cativa dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que pena :(
      Sim, minhas próximas férias estão planejadas para eu ir visitar o circo da noite kkk

      Excluir
  3. Eu sou completamente apaixonada por esse livro. Os personagens são magníficos e todo o enredo é simplesmente mágico.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem cá e me abraça, duas malucas apaixonadas pelo mundo mágico do circo <3

      Excluir
  4. Oi!!

    Gabis, antes de tudo eu amei a forma como você conduziu sua resenha, parabéns! Adorei a capa e você conseguiu me convencer desse mundo único e exclusivamente circense, o mesmo parece ser sublime e encantador. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Muito obrigada linda <3
      Sim, a capa é a primeira coisa que nos atraí para esse mundo mágico do circo.
      Leia e se apaixone como eu e depois vem aqui me contar o que achou <3

      Excluir
  5. Oi Gabis!!
    Sua resenha está muito linda, parabens... Mas como vc disse, para quem gosta de livros com mais ação esse livro não vai funcionar e eu temo ser esse o meu caso. Para mim, alguns livros muito detalhados também se tornam problema.
    Porem, gostei do que vc relatou na sua resenha e fiquei bem curiosa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigada <3
    Penso que seria bem cansativo para quem gosta de algo movimentado, com ação e ainda a quantidade de detalhes é muito grande, havia vezes que tinha duas páginas só para detalhar o cheiro que o ambiente tinha kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabis, que resenha mais encantadora, você descreve o circo de uma maneira tão linda e sentimental que dá vontade de sair correndo e pegar o livro na estante...é, eu preciso fazer isso logo. O meu exemplar eu comprei já faz um tempão e não sei bem porque ele ficou estacionado na prateleira e eu num o li.
    Depois dessa resenha, certamente ele vai pra pilha de cabeceira <3

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, encantador foi o seu comentário, muito obrigada <3
      Que bom que lhe causei isso, corre lá, lê e me diz oque achou, beijos .

      Excluir
  8. Olá Gabis!!!
    Eu não souu muito fã de circos, pois não gosto de palhaços rsrsrs
    Porém o enredo desse livro é bem fascinante, mas não seria uma leitura feita para mim e por isso mesmo não me arriscaria no livro :(
    Sua resenha tá excelente, você descreve o circo muito bem e imagino que realmente você ia querer ir pra um depois que terminou a leitura.
    Parabéns pelo ótimo trabalho =)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabi, tudo bem?

    “O Circo da Noite” pode não ter nenhuma ação e nem suspense. Pode ser um livro calmo. Mas, a forma que você o descreve despertou a minha atenção para ele. Ou talvez seja o fato de ter a palavra “circo”, pois tudo que envolve esse mundo é tão mágico aos nossos olhos que aflora a nossa curiosidade.

    Beijos,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  10. Olá ♡
    Uma ótima notícia para você, esse circo não tem palhaços kkk
    e muito obrigada linda

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Não sei o que aconteceu comigo e com esse livro. Quando o li pela primeira vez, senti tudo o que você mencionou; ele me pareceu mágico, me fez viajar e querer procurar um circo igual. Mas, na segunda, achei a história tão arrastada e cansativa que não consegui finalizá-lo *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir